Amanhã há eclipse solar parcial
Amanhã de manhã será possível ver o primeiro eclipse solar do ano, um eclipse solar parcial.
O fenómeno será visível em quase toda a Europa e em algumas zonas do Norte da Ásia, no Noroeste de África, em grande parte da América do Norte, no Norte da América do Sul, no Atlântico e no Ártico.

O eclipse de amanhã é um eclipse parcial, uma vez que a Lua e o Sol não estão perfeitamente alinhados e apenas uma parte da Lua passa na frente do Sol (40% de cobertura do Sol), e só a penumbra da Lua atingirá a Terra. A umbra não atingirá o planeta completamente, razão pela qual, ocorrerá apenas um eclipse parcial.
Amanhã a cobertura do Sol irá causar uma redução na luminosidade do dia, que rondará os 29%.
Eclipses
Os Eclipses ocorrem quando o Sol, a Lua e a Terra se alinham e a forma exata como eles se alinham determina que tipo de eclipse vemos.
Um eclipse solar acontece quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, bloqueando pelo menos parte do Sol e projetando uma sombra na Terra.
Os eclipses solares ocorrem só durante a lua nova, quando a Lua e o Sol estão alinhados no mesmo lado da Terra (isto é, quando a Lua está no céu durante o dia).
Recomendações
Nunca olhe diretamente para o Sol. É sempre necessário usar filtros especiais, que bloqueiam a maior parte da luz do Sol, de modo a não queimar a retina, o que pode causar danos permanentes ou até mesmo cegueira.
Os óculos de sol não funcionam, deverá utilizar óculos ou filtros especialmente aprovados para a observação destes fenómenos.